terça-feira, 28 de agosto de 2012

Os animais protegidos

Os animais protegidos na península  ibérica como o lince-ibérico e o abutre-preto são tão raros que
foi criado um projecto chamado LIFE habitat lince abutre que faz parte do Programa Lince .







O Programa Lince é uma iniciativa da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e da Fauna e Flora Internacional (FFI) com o objectivos de :

"Identificar áreas de habitat prioritário para o lince-ibérico
Realização de trabalhos de campo para identificação de áreas com coberto vegetal adequado para refúgio e reprodução potencial do lince-ibérico e monitorização do coelho-bravo (presa base do lince) de modo a conhecer a actual distribuição das populações desta espécie nas áreas de estudo.

Estabelecer protocolos de colaboração com associações e proprietários/gestores 
Assegurar a conservação, a longo prazo, das áreas de habitat favorável (em terrenos públicos e privados), de acordo com o plano de gestão acordado entre as partes.

Recuperar e conservar a longo prazo a paisagem MediterrânicaPromoção de medidas de gestão da paisagem Mediterrânica sustentáveis
Promoção de corredores ecológicos e de habitat adequado ao lince-ibérico
Recuperação da vegetação Mediterrânica (ex. estrato arbóreo, arbustivo, galerias ripícolas) com espécies autóctones, nomeadamente em áreas degradadas e ardidas
Demonstração de que as actividades económicas locais (ex. exploração da cortiça, produção de mel, exercício da caça) podem ser compatíveis com a conservação de habitats e espécies ameaçadas 

Aumentar a disponibilidade alimentar do lince-ibérico Fomento das populações locais de coelho-bravo nas áreas prioritárias, através de medidas de gestão da paisagem (melhoria ou conservação do coberto vegetal existente), construção de abrigos artificiais (morouços) e cercados para reprodução, implementação de comedouros e bebedouros e promoção das áreas de alimentação (realização de sementeiras de gramíneas e leguminosas).

Sensibilizar a sociedade civil para a conservação do lince-ibérico e da paisagem Mediterrânica
Realização de sessões de esclarecimento das populações locais e stakeholders (ex. proprietários, agricultores, caçadores), procurando alargar-se o conhecimento que as comunidades locais detêm sobre a situação da espécie, ligando-o às diferentes práticas florestais e agrícolas. O desafio consiste em articular os diferentes saberes, científico, técnico e local, envolvendo os proprietários e as comunidades locais em questões que são relevantes para o seu quotidiano.
Realização de acções de Educação Ambiental e sensibilização em escolas e universidades."

Sem comentários:

Enviar um comentário